A Gonioscopia é um exame que normalmente é solicitado pelo oftalmologista a pacientes com suspeita de glaucoma (doença causada pelo aumento da pressão ocular que afeta o nervo óptico, podendo causar perda parcial ou total da visão).

Este exame também pode servir para detectar outras doenças na visão como, por exemplo, tumores ou câncer dos olhos, traumas oculares e aderências na íris.

Seu oftalmologista também pode indicar a gonioscopia no pós operatório, caso você tenha realizado alguma cirurgia intraocular.

Você sabe o que é gonioscopia?

Mas afinal, o que é a Gonioscopia?

A gonioscopia é o exame que analisa o ângulo entre a córnea e a íris. Este ângulo encontra-se na frente do olho e é chamado de humor aquoso e sua função é basicamente drenar fluidos dos olhos.

Ao analisar este ângulo, o médico poderá identificar se o sistema de drenagem está funcionando corretamente e se o ângulo está aberto ou fechado, além de detectar defeitos congênitos que possam resultar no glaucoma.

O humor aquoso é o principal responsável pelo equilíbrio da pressão intraocular e caso o mesmo não esteja funcionando corretamente, a pressão pode aumentar. A pressão alta nos olhos afeta diretamente o nervo óptico, causando o glaucoma.

O glaucoma está em segundo lugar dentre as principais causas de cegueira no mundo, perdendo o posto apenas para a Catarata. A terceira causa mais comum para a cegueira é a Retinopatia Diabética.

Como é feita a Gonioscopia?

Primeiro, são aplicados dois tipos de colírios, um analgésico e outro de consistência gelatinosa. É imprescindível que o paciente esteja acompanhado, pois os colírios embaçam a visão por até duas hora. Neste procedimento não é necessária a dilatação da vista.

Em seguida, o médico oftalmologista irá posicionar o paciente no gonioscópio, que é um equipamento composto por lentes de formato cônico, espelhos inclinados e uma lâmpada específica que irá permitir ao profissional melhor visualização do globo ocular.

Por fim, as lentes são colocadas em contato com os olhos do paciente para analisar a câmara anterior do olho num ângulo de 360°.

Todo o procedimento pode durar em média 30 minutos, dependendo da complexidade da análise e da colaboração do paciente, sendo completamente seguro e indolor.

É importante ressaltar que para uma visão saudável é indicado consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para uma análise de rotina, que pode identificar possíveis enfermidades em seu estágio inicial.

Doenças que são tratadas desde o início tem maior chance de cura, ao contrário de doenças em estágio avançado.

Onde realizar Gonioscopia em Guarulhos?

O Centro Médico Brasi possui mais de 30 anos de experiência, sendo referência no cuidado com os olhos na região de Guarulhos. Nosso centro médico dispõe de oftalmologistas conceituados e especializados nos mais diversos procedimentos.

Através do nosso atendimento humanizado, buscamos solucionar as necessidades de nossos clientes de maneira singular, garantindo o sucesso de todos os tratamentos oferecidos.

Se você está buscando fazer Gonioscopia em Guarulhos, entre em contato agora mesmo com a nossa unidade e agende sua consulta.