
Publicado em: 2023-01-25 | Categoria: Exames
O exame de biópsia com histoquímica tem como principal objetivo analisar amostras de tecido ou células que são coletadas do corpo do paciente. Este exame auxilia na detecção e classificação de lesões e outros sintomas que podem ser um indicativo de doenças.
A biópsia com histoquímica é a combinação de dois tipos de exames: a biópsia e o exame de imuno-histoquímica. A biópsia é um exame muito conhecido e trata-se da coleta de uma pequena amostra de tecido do corpo, de um tumor ou de células, para posterior análise.
Já a técnica de imuno-histoquímica é usada para analisar essas amostras, realizando a detecção de múltiplas doenças e também o estágio em que ela se encontra. O exame imuno-histoquímico também é capaz de detectar moléculas como fungos, bactérias, vírus e até protozoários.
Para que serve a biópsia com histoquímica?
Umas das situações onde o exame de biópsia com histoquímica é mais utilizado é na detecção de tumores, assim como também pode determinar se são benignos ou malignos. Outros casos onde este procedimento pode ser realizado são:
Diagnóstico de doenças infecciosas: Através deste exame, doenças como a toxoplasmose, citomegalovírus e herpes podem ser facilmente diagnosticadas, inclusive os vírus B e C da hepatite.
Identificar tipos de tumores: É possível identificar o tipo de tumor manifestado em diferentes áreas do corpo, determinando se o mesmo se trata de um sarcoma, carcinoma, linfoma, melanoma ou mieloma.
Ajuda a identificar a origem de tumores em sítio primário: O termo sítio primário serve para se referir a um tumor que foi diagnosticado porém é de origem desconhecida. Já o adenocarcinoma se trata de um tumor maligno que se desenvolve em diferentes segmentos do trato digestivo, principalmente no intestino grosso. Geralmente é o tipo de câncer que surge como um adenoma (semelhante a uma pequena verruga) que é considerado benigno e que pode evoluir para o adenocarcinoma.
- Analisa o comportamento de células que podem resultar em câncer: O crescimento acelerado das células pode resultar no desenvolvimento de um tumor e este processo denomina-se neoplasia. Além do crescimento acelerado, a neoplasia se caracteriza por limites pouco definidos, é capaz de invadir outros tecidos e até causar metástase.
Como a biópsia com histoquímica é feita?
O primeiro passo é a realização da biópsia e é através dela que o material a ser analisado será coletado. Em seguida, o material é enviado para um laboratório para que o mesmo seja inspecionado minuciosamente.
Durante a inspeção do material, são avaliadas principalmente as moléculas que podem estar associadas a algum tipo de tumor. Para auxiliar na análise, são adicionados anticorpos e também substâncias cromógenas (responsáveis por colorir o ambiente onde foi aplicada).
A junção destes elementos (amostra, anticorpos e substâncias cromógenas) é verificada com a ajuda de um microscópio, que irá identificar a molécula e também o tumor a que ela corresponde.
A biópsia com histoquímica só pode ser solicitada por um médico qualificado após uma consulta.
Como solicitar uma biópsia histoquímica?
Existem alguns sintomas que podem indicar a existência de um tumor benigno ou maligno. Se você notar alguma protuberância anormal ou inchaço em qualquer parte do corpo, sangramento anormal, cansaço inexplicável, dor contínua, perda de peso ou outros sintomas inespecíficos sem melhora, busque ajuda.
O Centro Médico Brasil é referência no tratamento da saúde na região de Guarulhos e conta com um time de doutores altamente qualificados. Nosso centro médico conta com infraestrutura abrangente e qualidade, que conta com tecnologia moderna e ambiente confortável.
Entre em contato com a nossa unidade e agende uma consulta. Inicie seu tratamento com quem realmente sabe cuidar da sua saúde!
Entre em Contato