
Publicado em: 2023-01-18 | Categoria: Dermatologia
O lipoma é uma espécie de tumor benigno e não cancerígeno que ocorre principalmente em pessoas acima dos 40 anos e em ambos os sexos. Lipomas se desenvolvem na denominada camada subcutânea do tecido adiposo. Ou seja, ficam alojadas logo abaixo da pele na camada de gordura existente.
Um lipoma pode variar de tamanho, podendo alcançar a marca de apenas 3 cm ou superar 10 cm de extensão. Geralmente são indolores e não causam sintomas, no entanto se o lipoma estiver comprimindo algum nervo ou tecido é muito comum que apresente dor e desconforto.
É comum que os lipomas surjam em áreas como pescoço, couro cabeludo, mãos, costas, braços ou pernas. Apenas uma pequena parcela dos lipomas se desenvolvem em órgãos internos ou músculos.
O que pode causar o surgimento de um lipoma?
Esta condição ainda não teve sua causa determinada, porém alguns estudos puderam afirmar que os lipomas podem surgir por condições genéticas ou por conta de lesões ou traumas.
Também foi possível diagnosticar a existência de lipomas em pessoas com determinados problemas de saúde como diabetes ou obesidade. Outro fator que pode ser determinante para o aparecimento de lipomas é o histórico familiar de tumores benignos.
No entanto, a porcentagem de pessoas diabéticas e obesas que desenvolvem lipomas é muito pequena, e não quer dizer necessariamente que elas irão desenvolvê-los.
Existem outros fatores que podem favorecer o surgimento de lipomas pelo corpo, como algumas síndromes:
Síndrome de lipomatose múltipla: Esta síndrome consiste no surgimento de diversos lipomas pelo corpo. Os tumores podem ser assintomáticos ou apresentar dor e desconforto, e isso depende de onde estão alojados. Devido a lipomatose múltipla, algumas pessoas apresentam fraqueza muscular, dificuldade de locomoção e problemas estéticos.
É uma condição rara e que afeta preferencialmente os homens, podendo se desenvolver com mais frequência nas coxas, tronco e braços.
Síndrome de Gardner: Na síndrome de Gardner a pessoa apresenta o desenvolvimento de diversos tumores benignos pelo corpo, principalmente nos ossos, pele e intestino grosso. Esta síndrome ocorre por conta da mutação de apenas um gene, o gene ACP (Adenomatous polyposis coli).
O aparecimento dos tumores pode variar de pessoa para pessoa, assim como os sintomas. Para pessoas que possuem tumores no cólon, é possível ter sangramento retal, obstrução intestinal e dor abdominal, por exemplo.
Síndrome de Madelung: Síndrome rara onde se desenvolvem tumores benignos na região do pescoço e do dorso, causando deformação. A deformidade causada por esta doença é chamada de cervicomegalia, onde ocorre aumento do tamanho do pescoço.
Os principais sintomas da síndrome de Madelung são a dificuldade para engolir e respirar, fadiga e dores no pescoço. Não existe a causa exata para o desenvolvimento da síndrome, mas pode ter relação com problemas hormonais, no metabolismo e também genéticos.
Como tratar um lipoma?
O tratamento de um lipoma pode ser realizado de diferentes maneiras e cada uma depende diretamente do tamanho e localização do lipoma, assim como as áreas que estão sendo afetadas.
Se o lipoma não oferece nenhum tipo de desconforto pode apenas ser observado para constatar se o mesmo não sofrerá mudanças no tamanho e na aparência.
Porém, se o lipoma se torna doloroso, nocivo ou afeta esteticamente a pessoa, existem alguns tipos de tratamento que podem ser realizados, como:
Liposucção: A liposucção é um procedimento minimamente invasivo onde o conteúdo do lipoma é sugado através de uma cânula. Não são necessárias incisões e apenas anestesia local é aplicada.
A liposucção é indicada apenas para casos de tumores pequenos e bem localizados.
Aplicação de corticosteróides: Assim como a liposucção a aplicação de corticosteróides é também um procedimento minimamente invasivo. Neste método é usado uma agulha fina para injetar esteróides diretamente no lipoma.
O esteróide irá auxiliar na diminuição significativa do lipoma e se for necessário pode ser feito em sessões. Para sua realização é aplicada apenas anestesia local e é indicada apenas para lipomas pequenos e subcutâneos.
Remoção cirúrgica: A remoção através de cirurgia é a forma mais comum de se eliminar um lipoma e também a mais eficaz. Neste caso é necessário fazer uma incisão no local do lipoma para retirar todo o seu conteúdo, assim como a cápsula que o envolve.
A cirurgia é o método mais eficiente dentre todos os tipos de tratamento, com baixa chance de reincidência se comparada a outros procedimentos.
Qual o profissional que trata os lipomas?
O lipoma pode ser diagnosticado e tratado por diferentes profissionais como dermatologistas e cirurgiões plásticos. O Centro Médico Brasil é referência no atendimento da saúde na região de Guarulhos e conta com uma equipe de médicos altamente qualificados.
Nosso centro médico possui infraestrutura moderna e abrangente que permite atender múltiplas condições de diferentes complexidades. Oferecemos atendimento humanizado e diferenciado, oferecendo total conforto e agilidade em todas as consultas e procedimentos.
Agende uma consulta conosco e inicie seu tratamento ainda hoje!
Agende uma consulta conosco e inicie seu tratamento ainda hoje!
Entre em Contato