- Blog
Você sabe como é feita uma vasectomia?
A vasectomia ou cirurgia esterilizadora masculina como também é conhecida, é um método contraceptivo realizado cirurgicamente por um médico urologista, profissional especializado em tratar o trato urinário e o sistema reprodutor masculino.
É um procedimento simples e que tem como objetivo tornar o paciente estéril, fazendo com que o mesmo seja incapaz de produzir espermatozóides.
Quando um homem opta pelo procedimento, a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos é interrompida, impedindo que eles cheguem ao canal da uretra, sejam eliminados e então sejam fecundados.
Este método é de efeito permanente, podendo ser revertido apenas através da realização de um novo procedimento. A vasectomia é considerada um dos métodos contraceptivos mais eficazes existentes com 99% de eficácia, ficando atrás apenas de implantes hormonais como o DIU (Dispositivo intrauterino).
Como é feita a cirurgia de vasectomia?
Como dito anteriormente, a cirurgia esterilizadora é um procedimento bastante simples e indolor. Não há necessidade de internação pois a cirurgia dura em média 20 ou 30 minutos.
A princípio, é feita a aplicação de anestesia local nos dois lados do saco escrotal do paciente.
Em seguida, são feitas incisões com o auxílio de um bisturi para que o médico possa visualizar os chamados tubos deferentes, que são canais responsáveis por permitir a circulação dos espermatozóides.
Após o corte, estes tubos são “amarrados” e então a incisão é fechada. Não é feito qualquer tipo de incisão na região do pênis.
A recuperação da vasectomia é rápida e sem dores, podendo surgir apenas algum desconforto ou sensibilidade excessiva na região ao sentar-se ou ao caminhar. Estas sensações tendem a desaparecer após três ou quatro dias, já as atividades sexuais só podem ser retomadas após uma semana do procedimento.
É indicado que o paciente realize um exame de espermograma pelo menos dois meses após a realização da cirurgia para identificar se há a presença de espermatozóides no sêmem.
Dentro deste intervalo, é importante que o paciente mantenha relações sexuais com o auxílio de outros métodos contraceptivos para evitar a gravidez, pois podem restar alguns espermatozóides mesmo após a esterilização.
Quem pode realizar a vasectomia?
O Ministério da Saúde estabelece algumas determinações básicas quanto as pessoas que podem realizar a vasectomia, são elas:
- Ter ao menos dois filhos vivos
- Ter estabilidade conjugal (para pessoas casadas) e que estejam de comum acordo com a decisão
- É necessária indicação de um psicólogo ou representante social
- Ter no mínimo 25 anos
- Para casos de pessoas absolutamente incapazes, é necessário laudo psicossocial e médico e possivelmente haja a necessidade de aval judicial
É importante ressaltar que embora a vasectomia seja um método contraceptivo, seu objetivo é exclusivamente impedir uma gravidez não planejada, não sendo eficiente na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.
Por isso o uso de preservativo deve ser considerado a qualquer momento, mesmo após a esterilização cirúrgica.
Onde realizar vasectomia em Guarulhos?
O Centro Médico Brasil possui urologistas altamente especializados e que são certificados pela Sociedade Brasileira de Urologia.
Nosso centro médico dispõe de equipamentos e tecnologias de ponta que são peças chave para oferecer diagnósticos rápidos e precisos.
Contamos também com uma ótima infraestrutura que permitirá a você realizar consultas e exames com toda a excelência que só o Centro Médico Brasil pode oferecer.
Entre em contato com a nossa unidade e agende agora mesmo seu horário!
Entre em Contato